PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english
Projeto de Investigação

(re)Birth: Desafios demográficos colocados à Sociedade Portuguesa

A maior parte dos países da UE enfrenta um desafio demográfico que se vem definindo desde os anos 50 do século XX. 

 

O quadro demográfico da UE traduz-se na confluência de três fatores: o envelhecimento da população, a taxa de fertilidade abaixo do número de nascimentos necessários para garantir a substituição das gerações e alterações da população ligadas aos movimentos migratórios. 

 

Portugal não escapa a esta tendência e entre os maiores desafios colocados à sociedade Portuguesa no presente, encontram-se também os desafios populacionais: o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade, ligados respetivamente ao aumento do índice de dependência e à incapacidade de renovação geracional.

 

As mudanças demográficas são muito lentas exigindo normalmente duas a três gerações para começarem a ser manifestos os seus efeitos. Apesar de lentas são mudanças significativas, com impacto sobre diversas áreas da vida em sociedade.

O projeto de investigação aqui proposto tem o propósito de desenvolver uma análise sobre o impacto das transformações demográficas e envelhecimento da população para o País, afetando o crescimento económico e o mercado de trabalho.

 

Para além de fazer um diagnóstico da situação no presente, esta investigação procurará perspetivar o futuro da sociedade Portuguesa definindo projeções para 2020, 2030 e 2050, e contribuir para a definição de políticas públicas que respondam aos desafios e oportunidades colocados pelas novas variáveis demográficas no plano nacional e internacional.

 

Investigadoras Convidadas: Teresa Rodrigues e Filipa Henriques

Duração:  Abril de 2015 a Março 2016