Susana Viseu
QUEM SOMOS > ORGÃOS SOCIAIS

Direção

Vogal

Susana Viseu

É Licenciada em Geologia Aplicada e do Ambiente, pela Faculdade de Ciências (FC-UL), mestre em Engenharia Sanitária, (FCT- UNL), com pós-graduações e formações executivas pelas UCLA (University of California – Los Angeles) com SGS-USA, Oriel College (University of Oxford) com SGS- ICS-UK, University of Twente com Water footprint organization e London Business School, University of London.
 
Tem mais de 25 anos de experiência como gestora e consultora nas áreas da sustentabilidade e ambiente, Inovação, estratégia e desenvolvimento territorial e empresarial, e definição de políticas públicas, com fortes competências nas áreas de Business Development, Desenvolvimento Comercial corporativo e Gestão de Projeto, Sustentabilidade, Economia Circular e de Baixo carbono, Energias renováveis, Recursos Hídricos -Pegada Hídrica, Smart Cities e Envolvimento de Stakeholders, Sensibilização e Educação Ambiental.
 
Atualmente Fundadora e Presidente da Direção da ONG Business as Nature – associação para a produção e o consumo sustentável e a economia circular e de baixo carbono, promovendo o empreendedorismo feminino e a igualdade género.
 
Desempenha também desde março 2021 as funções de Consultora do Presidente da República Portuguesa para os assuntos de Transição Climática, Ambiente e Energia, Economia Circular, Ordenamento do Território e Desenvolvimento do Interior, Oceanos, Recursos Hídricos e Marinhos.
 
Desempenhou já diversas funções, das quais se realça: criação em Portugal e Direção do Departamento Ambiente, Segurança e Sustentabilidade da SGS Portugal, onde coordenou as equipas de consultoria, em diversas empresas de diferentes setores, nas áreas de auditorias ambientais, sistemas de gestão ambiental, estratégias e relatórios de sustentabilidade e responsabilidade social, avaliação de impacto ambiental e avaliação ambiental estratégica.
 
Foi adjunta do Secretario de Estado da Administração Local e representante do Ministério das Cidades Ordenamento do Território e Ambiente, na UMIC (Unidade Missão Inovação e Conhecimento), e nos grupos interministeriais da reforma da administração Publica, das compras publicas eletrónicas, planos de inclusão e combate à pobreza, etc. Acompanhando, nomeadamente, as áreas da gestão da energia, água e saneamento, resíduos, Agenda 21 Local, Cidades Sustentáveis, mobilidade e transportes, formação e desenvolvimento de competências dos RH das autarquias locais.
Foi ainda administradora do Grupo Fomentinvest e de várias empresas participadas nas áreas da Gestão de resíduos, Energias Renováveis, Eficiência Energética, Gestão de Fundos de investimento alternativos (nomeadamente Luso Carbon Fund).
Docente em várias universidades, nas licenciaturas e pós-graduações, e oradora em diversos eventos relativos à sustentabilidade.