PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english
Jorge Moreira da Silva
Jorge Moreira da Silva

Jorge Moreira da Silva

Direção

Presidente Fundador *

Jorge Moreira da Silva, nasceu em 1971, é casado e tem 3 filhos.

 

É, desde 2016, o Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento na OCDE, em Paris. Nesse âmbito lidera, em Paris, o Secretariado do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento.  

 

É Presidente do think-tank Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS), que fundou em 2011.

 

Além da PCS ainda desempenha (pro bono) as seguintes funções não executivas: presidente do Conselho Consultivo do BCSD-Portugal; membro do Strategic Council da ONG Chefs 4 the Planet; membro do conselho estratégico  do Fourth Sector Group; membro do conselho consultivo da iniciativa Natural Capital, Carbon and Communities.

 

Foi Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, entre 2013 e 2015.

 

Foi, entre 2009 e 2012, Conselheiro Sénior e, posteriormente, Diretor da área de Economia da Energia e das Alterações Climáticas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), em Nova Iorque.

 

De 2006 a 2009, foi Consultor do Presidente da República nas áreas da Ciência e Ambiente.

Foi Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território (2004-2005), Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior (2003-2004), Deputado à Assembleia da República (2015, 2005, 1996) e Deputado ao Parlamento Europeu, tendo sido o Relator Permanente para as alterações climáticas (1999-2003) e o Relator da Diretiva que estabeleceu o Sistema Europeu de Comércio de Emissões de Gases com Efeito de Estufa aprovada em 2003.

 

Foi, entre Março de 2010 e Outubro de 2016, o Primeiro Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD. Entre 1995 e 1998, foi Presidente da JSD.

 

Foi docente universitário e consultor internacional, nomeadamente, das Nações Unidas, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da Comissão Europeia.

 

É licenciado em Engenharia Eletrotécnica (área de Energia) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com uma pós-graduação em Alta Direção de Empresas pela AESE/IESE Business School da Universidade de Navarra.

 

Foi distinguido, em 2009, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República. Recebeu, em 2008, a Comenda de Mérito Civil pelo Rei de Espanha.

 

MAILING LIST

acompanhe as actividades da plataforma para o crescimento sustentável

Insira o seu nome.

Insira um email válido.

Obrigado por se registar.
Brevemente entraremos em contacto consigo.

Ocorreu um erro com o email introduzido. Por favor, tente novamente

carta constitutiva

Conheça a Carta Constitutiva da Plataforma para o Crescimento Sustentavel

Download da Brochura (PDF 1.4Mb) Versão Impressão (PDF 60Kb)