QUEM SOMOS > ORGÃOS SOCIAIS

Direção

Vogal

João Moreira Rato

João Moreira Rato é Professor Associado Convidado da Nova School of Business and Economics e da Nova IMS, lecionando os cursos de aconselhamento de países soberanos e gestão de ativos. É Senior Advisor da Morgan Stanley desde 2015 e tem, igualmente, atuado como consultor independente para empresas multinacionais.

Foi Chairman do Banco CTT de 2019 a 2023 e administrador não executivo da Omtel entre 2018 e 2019.

De 2016 to 2020 trabalhou, em colaboração com a Oliver Wyman, no set-up e build-up do departamento de gestão de dívida do ministério das finanças do Kuwait, onde participou na primeira emissão de dívida soberana deste país, e na avaliação da estrutura de gestão de dívida do emirato de Abu Dhabi.

De 2012 a 2014, foi Chairman e CEO da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, IGCP, E.P.E. Nessa função, foi responsável pela estratégia de retorno aos mercados de dívida pública de médio e longo prazo e pela sua execução bem-sucedida.

Entre 2000 e 2012, trabalhou na Banca de Investimento em Londres em várias instituições, incluindo a Goldman Sachs, a Lehman Brothers e a Morgan Stanley, e num Hedge Fund especializado na estratégia de Global Macro.

João Moreira Rato é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa em 1993 e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago em 2000.

João Moreira Rato é autor do livro “The European Debt Crisis: How Portugal Navigated the post-2008 Financial Crisis”, publicado pela Palgrave Macmillan em Dezembro de 2020.