RELATÓRIO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA VISÃO PÓS-TROIKA
Afirmando um novo modelo de desenvolvimento para o país
O Relatório para o Crescimento Sustentável: uma visão pós-troika, lançado publicamente no dia 13 de Dezembro de 2012, resultou de mais de um ano de trabalho, durante o qual a PCS ouviu dezenas de especialistas, realizou centenas de reuniões dos 27 grupos de trabalho, produziu milhares de páginas de versões provisórias, com diagnósticos e recomendações, beneficiando da incalculável generosidade do trabalho voluntário dos mais de 400 membros da PCS.
Na sua versão final, a PCS chegou a uma síntese de 240 páginas, identificando 27 desafios estratégicos e 511 recomendações considerados fundamentais para libertar o potencial de crescimento de Portugal.
A apresentação deste Relatório foi, no entanto, um ponto de partida, não um ponto de chegada. Imediatamente após a sua publicação, a PCS apresentou o Relatório para o Crescimento Sustentável aos Órgãos de Soberania, em audiências com o Presidente da República, a Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro.
No arranque de 2013, o Relatório foi também apresentado ao Conselho Económico e Social, aos grupos parlamentares, às centrais sindicais e às confederações patronais.
Ao longo de 2013, o Relatório da PCS foi ainda alvo de um amplo debate, que decorreu de um modo descentralizado por todo o território nacional, beneficiando do contributo de todos.
Nesse âmbito, a PCS promoveu várias sessões públicas de discussão das 511 recomendações formuladas no Relatório para o Crescimento Sustentável. Consulte aqui o Calendário destas Sessões
Esta discussão nacional foi essencial à revisão da 1.a versão do Relatório e à apresentação do Contrato para o Crescimento Sustentável no Congresso do Crescimento Sustentável, realizado no dia 9 de Novembro de 2013. Neste contrato, a PCS identificou uma lista mais sucinta e mais estratégica das propostas que consideramos imprescindíveis para libertar o potencial de crescimento de Portugal.