Game Changers

Está em curso uma nova vaga tecnológica que envolve a disrupção, sem precedentes, em diversas áreas científicas, nomeadamente, nas tecnologias de informação e comunicação, na inteligência artificial, na impressão 3D, nos veículos não tripulados, na nanotecnologia e nos novos materiais, na robótica, na genómica, na biotecnologia, no armazenamento de energia e nas novas energias renováveis. Esta revolução tecnológica comporta riscos e oportunidades; gerará vencedores e vencidos.

Neste contexto de profunda e acelerada rutura tecnológica, que está a transformar a economia, os mercados e o trabalho a um ritmo sem precedentes, não basta apenas reagirmos e adaptarmo-nos. Portugal pode e deve agarrar esta revolução, antecipando as novas tendências e liderando as oportunidades que estas já estão a criar. Portugal não se pode alhear deste debate.

O projeto de investigação “Game Changers – Surfing the Wave of Technology Disruption” teve o objetivo de identificar e descrever os impactos e as oportunidades que esta nova vaga tecnológica pode representar para Portugal e formula um conjunto de recomendações de políticas públicas, e de opções empresariais, capazes de potenciar o desenvolvimento de novas competências e de novos clusters de conhecimento e de inovação. 

Duração: Julho a Dezembro de 2015

Investigador Convidado: António Grilo

Aceda à versão integral do relatório

António Grilo

Investigador Convidado: 
António Grilo

António Grilo foi Investigador Convidado da Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) de Julho a Dezembro 2015, tendo estado encarregue pelo projeto de investigação “Game Changers: Surfing the Wave of Technology Disruption”. Este projeto teve como objectivo analisar quais os sectores que serão mais afetados pela mudança tecnológica e o tipo de competências que irão conduzir ao desenvolvimento sustentável da sociedade. 

É Professor Assistente no Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Lecciona mestrados, doutoramentos, pós-graduações e formação executiva, nas seguintes áreas científicas: empreendedorismo, modelos de decisão, engenharia económica, sistemas de informação, ecosistemas digitais, lean management e gestão de projetos.

Membro do UNIDEMI, um centro de pesquisa do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), da Universidade Nova de Lisboa (UNL). O centro UNIDEMI conta com 85 investigadores: 30 membros são permamentes e 55 são associados. No último processo de avaliação, o UNIDEMI recebeu a avaliação de Muito Bom, no painel de revisão da FCT.

António Grilo conta com mais de 90 publicações em revistas e conferências. Algumas destas podem ser encontradas nas seguintes bases de dados: Orcid.org/0000-0002-6045-9994; ResearcherID:A-5091-2013; Scopus Author ID: 35793121600
e Google Scholar.

As suas publicações mais citadas são: 

Top 4 Paper mais citado na revista Enterprise Information Systems (Scopus, WoS) com a publicação “Systematisation of Interoperability Body of Knowledge: The foundation for Enterprise Interoperability as a Science” Volume 7, Issue 1, pages 7-32, 2013, (Ricardo Jardim-Goncalves, Antonio Grilo, Carlos Agostinho, Fenareti Lampathaki & Yannis Charalabidis)

Top 5 Paper Mais Citado na revista de Automation in Construction (Scopus, WoS) com a publicação Value proposition on interoperability of BIM and collaborative working environments”; Volume 19, Issue 5, August 2010, Pages 522-530 (António Grilo and Ricardo L R Jardim-Gonçalves)