(RE)Birth: Desafios demográficos

A maior parte dos países da UE enfrenta um desafio demográfico que se vem definindo desde os anos 50 do século XX.
O quadro demográfico da UE traduz-se na confluência de três fatores: o envelhecimento da população, a taxa de fertilidade abaixo do número de nascimentos necessários para garantir a substituição das gerações e alterações da população ligadas aos movimentos migratórios. 

Portugal não escapa a esta tendência e entre os maiores desafios colocados à sociedade Portuguesa no presente, encontram-se também os desafios populacionais: o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade, ligados respetivamente ao aumento do índice de dependência e à incapacidade de renovação geracional.

As mudanças demográficas são muito lentas exigindo normalmente duas a três gerações para começarem a ser manifestos os seus efeitos. Apesar de lentas são mudanças significativas, com impacto sobre diversas áreas da vida em sociedade.

 

O projeto de investigação aqui proposto tem o propósito de desenvolver uma análise sobre o impacto das transformações demográficas e envelhecimento da população para o País, afetando o crescimento económico e o mercado de trabalho.

Para além de fazer um diagnóstico da situação no presente, esta investigação procurará perspetivar o futuro da sociedade Portuguesa definindo projeções para 2020, 2030 e 2050, e contribuir para a definição de políticas públicas que respondam aos desafios e oportunidades colocados pelas novas variáveis demográficas no plano nacional e internacional.

Duração:  Abril de 2015 a Março 2016

Investigadoras Convidadas:  Teresa Rodrigues e Filipa Henriques 

Teresa Ferreira Rodrigues

Investigadora Convidada:
Teresa Rodrigues

Teresa Ferreira Rodrigues foi Investigadora Convidada da Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) participando neste  projeto em colaboração com Filipa Henriques. Teresa é licenciada em História, Mestre em Demografia e Doutorada em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e Auditora de Defesa Nacional (IDN 2009).

É docente no Departamento de Estudos Políticos da FCSH/NOVA  e Professora Convidada na NOVA-IMS-Information Management School. Professora Associada com Agregação em Relações Internacionais. Coordenadora do Curso de Doutoramento em Relações Internacionais (FCSH/NOVA), da Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança (NOVA/IDN) e da Pós-Graduação em Globalização, Diplomacia e Segurança (NOVA/IESM/SIRP)  e da Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança (NOVA/IDN/SIRP).

Membro da Direção do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI/NOVA) e Investigadora do Centro de Estudos de População, Economia e Sociedade (CEPESE-UP).

Responsável pela linha de Foresight Studies and Public Policies do IPRI-UNL. Responsável e membro de projetos de âmbito nacional e internacional a autora de centena e meia de artigos e sete livros publicados nas áreas das migrações, mortalidade, envelhecimento, análise prospetiva e planeamento, segurança.

Investigadora Convidada:
Filipa Henriques

Filipa Henriques foi Investigadora Convidada da Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) participando neste  projeto em colaboração com Teresa Ferreira Rodrigues. Filipa trabalha na Câmara  Municipal de Cascais no Gabinete do Vice-Presidente. É investigadora em Centros de Investigação como o CEPESE (Porto) e o Observatório de Estudos Políticos e tem livros, artigos e investigação opublicada nacional e internacionalmente, na área dos Estudos da População e na evolução demográfica, especificamente do envelhecimento, e seu impacto na saúde , na educação e nos cenários prospetivos.

A sua experiência profissional passa por Gabinetes de EStudo, como o GEE – Gabinete de Estratégia e Estudo, do MInistério da Economia, na docência na Universidade NOva, na FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e na NOVA IMS – Information Management School, e ainda bolseira de investigação em projetos da Comissão Euroepeia – FELICIE e da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. No seu início de carreira, passou pelo privado onde exerceu funções de consultora e economista.

Tem um mestrado em Estatística e Gestão de Informação na NOVA IMS, da Universidade Nova de Lisboa, é licenciada em Economia pela Universidade Lusíada. É Doutorada na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, em Relações Internacionais, an área de Globalização e Prospetiva Demográfica com Tese defendida em: ‘Globalização da População: Modelo de Transformação Global – Que Portugal em 2051?’