PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

Oportunidades e regulação da economia colaborativa

Brown Bag Lunch

DIA 11 DE OUTUBRO 2016

 

Foi no mês de outubro de 2016 que organizámos o nosso segundo Brown Bag Lunch dedicado ao tema “Oportunidades e regulação da economia colaborativa".
 
As tensões a que temos assistido ao nível do que se convencionou designar por ‘economia colaborativa’ - entre Uber e táxis, Airbnb e hotéis, Spotify e editoras, Linkedin e empresas de recrutamento, Tesla e automóveis convencionais, Car2Go e aluguer de automóveis, TripAdvisor e agências de viagem - revela apenas a parte visível de um enorme iceberg. Aquilo que verdadeiramente está em causa é o início de um debate sobre as implicações, na sociedade, na economia e no território, de uma nova vaga tecnológica que envolve a disrupção em diversas áreas científicas.
 
Torna-se assim fundamental começar a refletir sobre o papel que Portugal deve assumir neste debate. Quais os benefícios e impactos dos novos modelos de negócio para a nossa economia, para os mercados, e para a sociedade? Deve-se promover Portugal como um ‘laboratório vivo’ de modelos de economia colaborativa? Que regulação e legislação deve ser produzida para tirar partido das oportunidades da Economia colaborativa e simultaneamente minimizar potenciais impactos negativos? Como poderemos conciliar os novos modelos de negócio com a Economia ‘tradicional’ e promover uma concorrência saudável?
 
Para animar esta discussão, contámos com a moderação de João Taborda da Gama, membro da direção da PCS, e intervenções dos convidados Filipa Calvão, Comissão Nacional de Proteção de Dados, Francisco Veloso, Universidade Católica Portuguesa, João Félix, MOBIAG e do Luís Pedro Martins, ZAASK.

 

Os Brown Bag Lunches são momentos informais de discussão organizados periodicamente pela PCS, para um grupo restrito de convidados, para promover o debate sobre temas da actualidade. 

 

Esta sessão decorreu no dia 11 de outubro de 2016, na Beta i, em Lisboa.

 

Aqui ficam as fotografias deste segundo Brown Bag Lunch: