PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

As causas e as consequências dos novos fenómenos de populismo

Brown Bag Lunch

DIA 25 JANEIRO 2017

 

1ª PARTE

 

2ª PARTE

 

A Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) organizou mais um Brown Bag Lunch sobre o tema 'As causas e as consequências dos novos fenómenos de populismo', no dia 25 de janeiro.

 

Alguns dos recentes referendos e atos eleitorais têm tornado mais visível o surgimento de novos fenómenos de populismo em democracias maduras. É legítima a preocupação de que o mesmo possa suceder nas eleições a decorrer, nos próximos meses, em alguns países europeus, colocando novas ameaças ao multilateralismo, ao projeto político europeu e ao próprio modelo de democracia liberal. 

 

Nos últimos meses têm vindo a multiplicar-se, no debate político internacional, as justificações para esta onda populista - a insegurança face ao agravamento dos fenómenos de terrorismo; a digitalização que ameaça os empregos convencionais; a desregulação da globalização e do comércio externo; a obsolescência de alguns sistemas políticos nacionais; a tecnocratização da política e a obediência desta à economia; a impunidade da corrupção; o endividamento dos Estados e as medidas de ajustamento orçamental; a volatilidade do preço das matérias primas; a massificação das redes sociais e a vulnerabilidade dos media convencionais.

 

A discussão é complexa e não é possível padronizar, à escala global, os factores que determinam os fenómenos de populismo (e em muitos casos de radicalismo) e muito menos encontrar uma solução única para o problema. Mas nenhuma democracia está imune a estes fenómenos e, por mais complexa que seja a matéria, nenhum país pode dispensar o debate sobre as causas dos novos fenómenos de populismo. Esse debate é fundamental para que se possa intervir de forma preventiva e com sentido reformista. 

 

O que foi o programa:
ABERTURA

  • Francisco Pinto Balsemão (Presidente do Conselho Consultivo da Plataforma para o Crescimento Sustentável)

MESA REDONDA

  • Marina Costa Lobo (politóloga)
  • José Manuel Fernandes (jornalista)
  • Manuel Carlos (economista) (Apresentação - clique para download)
  • Moderação: Patrícia Pincarilho (coordenadora da área dos Negócios Estrangeiros, PCS)

DEBATE

 

ENCERRAMENTO

  • Jorge Moreira da Silva (Presidente da direcção da Plataforma para o Crescimento Sustentável)

Os Brown Bag Lunches são momentos informais de discussão organizados periodicamente pela PCS, para um grupo restrito de convidados, para promover o debate sobre temas da actualidade. 

 

Esta sessão decorreu no dia 25 de janeiro de 2017, na Beta i, em Lisboa.

 

Veja aqui o registo em imagens deste Brown Bag Lunch: