PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english
Filipa de Castro Henriques
Filipa de Castro Henriques

Filipa de Castro Henriques

Equipa

Investigadora Convidada

Filipa de Castro Henriques foi Investigadora Convidada da Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) participando no Projeto (RE) BIRTH: Desafios demogáficos colocados à Sociedade Portuguesa, em colaboração com a Professora Teresa Ferreira Rodrigues. O projeto pretende fazer um diagnóstico da situação no presente, e procurar perspectivar o futuro da sociedade portuguesa definindo projeções para 2020, 2030 e 2050, e contribuir para a definição de políticas públicas que respondam aos desafios e oportunidades colocados pelas novas variáveis demográficas no plano nacional e internacional.

 

Filipa de Castro Henriques trabalha na Câmara Municipal de Cascais no Gabinete do Vice-Presidente da Câmara. É investigadora em Centros de Investigação como o CEPESE (Porto) e o Observatório de Estudos Políticos e tem livros, artigos e investigação publicada nacional e internacionalmente, na área dos Estudos da População e na evolução demográfica, especificamente do envelhecimento, e seu impacto na saúde, na educação e nos cenários prospetivos.

 

A sua experiência profissional passa por Gabinetes de Estudo, como o GEE-Gabinete de Estratégia e Estudo, do Ministério da Economia; na docência na Universidade Nova, na FCSH-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e na NOVA IMS-Information Management School, e ainda bolseira de investigação em projetos da Comissão Europeia-FELICIE e da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia. No seu início de carreira, passou pelo privado onde exerceu funções de consultora e economista.

 

Filipa de Castro Henriques tem um Mestrado em Estatística e Gestão de Informação na NOVA IMS, da Universidade Nova de Lisboa, é licenciada em Economia, pela Universidade Lusíada. Atualmente é Doutoranda na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, em Relações Internacionais, área de Prospetiva Demográfica.

MAILING LIST

acompanhe as actividades da plataforma para o crescimento sustentável

Insira o seu nome.

Insira um email válido.

Obrigado por se registar.
Brevemente entraremos em contacto consigo.

Ocorreu um erro com o email introduzido. Por favor, tente novamente

carta constitutiva

Conheça a Carta Constitutiva da Plataforma para o Crescimento Sustentavel

Download da Brochura (PDF 1.4Mb) Versão Impressão (PDF 60Kb)