PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

(re)birth: desafios demográficos colocados à sociedade portuguesa

O relatório ‘(re)birth: desafios demográficos colocados à sociedade portuguesa’ resulta de mais um projeto de investigação da Plataforma para Crescimento Sustentável (PCS), conduzido pelas Investigadoras Convidadas, Teresa Ferreira Rodrigues e Filipa Castro Henriques, durante cerca de um ano.

 

As mudanças demográficas representam um dos principais desafios societais colocados à União Europeia e, em particular, a Portugal, sendo evidentes as suas consequências nos planos social, económico e político. A PCS - que tem dedicado, nos últimos 6 anos, o essencial da sua reflexão, investigação e intervenção - às grandes tendências e problemas estruturais que afetam o nosso futuro, não poderia deixar de dar prioridade à crise demográfica que afeta Portugal.
 

Neste estudo procurámos dar respostas às seguintes questões:

1) quais são as nossas principais características demográficas

2) qual será a nossa futura situação demográfica (recorrendo a projeções por idade e sexo para os anos de 2021, 2031 e 2051)

3) o que devemos fazer para mitigar os problemas identificados


É neste contexto que o Relatório ‘(re) birth’, além da antecipação das novas tendências demográficas, formula um conjunto de recomendações para mitigar o declínio demográfico, incidindo sobre as políticas de atração e acolhimento de imigrantes; as políticas de natalidade e de família; e as políticas de emprego e educação.
 

O relatório ‘(re)birth: desafios demográficos colocados à sociedade portuguesa’ está disponível para consulta e download AQUI.

 

Autoras

Teresa Ferreira Rodrigues (Investigadora Convidada da PCS)

Filipa Castro Henriques (Investigadora Convidada da PCS)

 

Coordenação
Plataforma para o Crescimento Sustentável

Dália Costa

Nilza de Sena

Pedro Neves Ferreira