Portugal e a UE

O primeiro projeto de investigação da Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) decorreu durante o primeiro semestre de 2014, por ocasião das eleições Europeias realizadas em Maio de 2014. O principal objetivo foi desenvolver uma análise sobre os assuntos Europeus e em particular sobre o papel de Portugal no processo de aprofundamento da União Europeia.

A par deste projeto, realizámos também um ciclo de debates, composto por três sessões públicas, com o objetivo de enriquecer a discussão pública, promover o diálogo e sensibilizar a opinião pública para a importância das eleições Europeias para Portugal e para os Portugueses.No âmbito deste Projeto, foram elaborados documentos de apoio às sessões de debate realizadas, sobre o tema ‘Portugal e a União Europeia’ nas suas várias dimensões, nomeadamente a cidadania Europeia, o aprofundamento político da União Económica e Monetária e o impacto do resultado das eleições no futuro da União Europeia.

Duração: Janeiro de 2014 a Julho de 2014

Investigador Convidado: Duarte Cunha de Eça Valente

Para além destes documentos, foi também elaborado um trabalho de investigação mais extenso sobre Portugal e a governação económica europeia.

Faça o download do livro

Duarte Valente

Investigador Convidado
Duarte Cunha de Eça Valente

O Duarte foi Investigador Convidado da Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS) entre Janeiro e Junho de 2014, tendo estado durante este período encarregue de levar a cabo o primeiro projeto de investigação da PCS com o apoio de investigadores residentes, sobre “Portugal e a União Europeia.” O projeto decorreu no contexto das eleições europeias de 2014, e contemplou a organização de três sessões de debate abertas ao público, a preparação e apresentação de documentos de apoio às sessões de debate e a elaboração de um relatório final, que, a par dos documentos elaborados durante o projeto, integra um documento extenso sobre Portugal e a Governação Económica Europeia.

Antes de colaborar com a PCS, o Duarte trabalhou como consultor internacional, oferecendo serviços de análise, investigação e comunicação política, incluindo como clientes a empresa de análise de risco político, Oxford Analytica, de relatórios de investimento, Oxford Business Group, e a Fundação União Europeia – América Latina e Caraíbas (UE-LAC). Para além de trabalhar como consultor, o Duarte estagiou anteriormente no Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE), na Organização dos Estados Americanos (OEA) e na Embaixada de Portugal nos Estados Unidos da América e trabalhou posteriormente como Assessor Político da Delegação da União Europeia nas Honduras

O Duarte tem um Mestrado em Estudos Latino-americanos da Universidade de Georgetown e uma Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, tendo realizado o seu Erasmus no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po. Paris).