PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

desafio 7 - Conhecimento

Tirar partido da criatividade, mobilidade e participação da juventude

A juventude é uma etapa do percurso individual e um elo entre gerações.

Por isso, a participação cívica ativa e independente dos jovens adultos é determinante para o desenvolvimento de uma sociedade económica e socialmente desenvolvida, seja através do associativismo, do voluntariado ou da formação cívica escolar numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.

No entanto, com o alargamento dos ciclos de estudo das novas gerações, a par da entrada cada vez mais tardia no mercado de trabalho, com consequências na noção de carreira, assim como os novos interesses e motivações dos jovens, temos assistido ao fenómeno da dilatação no tempo do conceito de juventude.

De facto, as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e a instabilidade do emprego limitam a construção de um projeto de vida sustentado na confiança de uma melhoria contínua das suas vidas, criando dificuldades no acesso à habitação, em muitos casos fator fundamental de emancipação e da consagração das expectativas de milhares de jovens.

Por isso, o conceito de juventude, outrora geracional, é hoje partilhado não apenas com base em conceções etárias, mas cada vez mais identificável com um conjunto de preceitos que caracterizam todo um novo grupo social, e que partilha, essencialmente, um conjunto de preocupações: a procura de oportunidades para gerir as suas próprias vidas e ter condições para tomar decisões autónomas e devolver ao seu país as aprendizagens que o próprio Estado financiou (proporcionou). É necessário criar as condições para que se reconheça e concretize a importância da emancipação dos jovens.

Acresce que o envelhecimento das sociedades europeias conduz necessariamente a uma intensificação do fenómeno migratório, para compensar o défice demográfico.

Um terço da população jovem mundial encontra-se nos países em vias de desenvolvimento e há múltiplos fatores que estimulam a sua saída para outros países mais prósperos.

Mas importa recordar que Portugal dispõe de uma geração cada vez mais qualificada e empreendedora e o seu contributo será vital na superação dos nossos obstáculos estruturais e na reestruturação da economia.

Mas essa mesma geração precisa de encontrar esperança para o desamparo atual, desde logo nas Instituições em que sempre confiou para o seu bem-estar.

Ora, uma área em que o bem-estar dos jovens e da população em geral é expressiva é no desporto. Não obstante o seu papel integrador dos jovens na comunidade e em prol da sua estabilidade física e mental, em Portugal, estamos ainda longe de oferecer a todos aqueles que desejam fazer desporto condições públicas para cumprir tal desiderato.

De facto, o papel dos poderes públicos na área do desporto deve ser essencialmente complementar à ação dos movimentos desportivos, cabendo às federações desportivas o papel principal na condução dos assuntos desportivos.

Assim, são estas as principais recomendações:

  • Reforçar o associativismo juvenil, a participação cívica e a intervenção social
  • Promover o empreendedorismo jovem
  • Reforçar junto dos mais jovens os mecanismos de pertença e consciencialização global
  • Incentivar o enraizamento de hábitos de prática desportiva
  • Envolver o movimento associativo na dinamização da política de desporto
continuar a ler

RELATÓRIO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Consulte o "Relatório para o Crescimento Sustentável: uma visão pós-troika".

Download do Relatório (PDF 1.3Mb)

MAILING LIST

acompanhe as actividades da plataforma para o crescimento sustentável

Insira o seu nome.

Insira um email válido.

Obrigado por se registar.
Brevemente entraremos em contacto consigo.

Ocorreu um erro com o email introduzido. Por favor, tente novamente

carta constitutiva

Conheça a Carta Constitutiva da Plataforma para o Crescimento Sustentavel

Download da Brochura (PDF 1.4Mb) Versão Impressão (PDF 60Kb)