PCS | Plataforma para o Crescimento Sustentável

Think tank que visa contribuir para a afirmação de um modelo de desenvolvimento sustentável, num quadro de ampla participação nacional e internacional

in english

desafio 3 - Conhecimento

Alicerçar o sistema educativo na liberdade e responsabilidade, formando gerações criativas, competentes e confiantes

Os alunos do século XXI são nativos digitais e vão viver num mundo cujas estruturas sociais e económicas não conseguimos hoje vislumbrar completamente. Além dos saberes básicos, têm de adquirir competências de multitasking, trabalho em equipa e produção cooperativa de conhecimento. Terão de ser capazes de fazer a síntese entre a sua pertença simultaneamente local, global e digital. Estes alunos precisam de novas pedagogias, novos modos de aprender, de uma nova escola. Mas esta realidade não nos pode fazer esquecer as crianças e jovens com maiores dificuldades na aprendizagem e com necessidades educativas especiais. A escola portuguesa terá de ser um espaço de educação baseada no rigor, no conhecimento, na inovação e na inclusão.

Num mundo em transformação política e geo-estratégica, o futuro de Portugal e dos portugueses depende também da nossa capacidade para nos projetarmos no futuro sem esquecer o que somos e o que fomos. A nossa História e a nossa cultura são pilares da nossa vivência coletiva e da nossa afirmação no espaço europeu e no mundo.

Também aqui a escola tem um papel inultrapassável e fundador.

Para tanto, a escola portuguesa terá de ser um espaço estruturado mas aberto à comunidade em que se insere e ao mundo; robusto na sua missão essencial de ensinar, mas flexível e adaptável ao futuro.

A construção destes espaços escolares exige uma reformulação organizacional profunda. Para reinventar a escola e fazer mais e melhor ao nível do currículo e da preparação e afetação dos recursos, é necessário criar um quadro claro de princípios estruturantes e funções, definir quem são os agentes da mudança, dar-lhes poder para agir, criar os incentivos adequados e apoiar de forma clara e consistente o processo de mudança (apoio político).

O sistema educativo português deve estruturar-se em torno de:

  • Autonomia
  • Liberdade
  • Comunidade
  • Exigência
  • Inclusão
continuar a ler

RELATÓRIO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Consulte o "Relatório para o Crescimento Sustentável: uma visão pós-troika".

Download do Relatório (PDF 1.3Mb)

MAILING LIST

acompanhe as actividades da plataforma para o crescimento sustentável

Insira o seu nome.

Insira um email válido.

Obrigado por se registar.
Brevemente entraremos em contacto consigo.

Ocorreu um erro com o email introduzido. Por favor, tente novamente

carta constitutiva

Conheça a Carta Constitutiva da Plataforma para o Crescimento Sustentavel

Download da Brochura (PDF 1.4Mb) Versão Impressão (PDF 60Kb)